Ida à Escola (04/09/2018)
![]() |
Pátio externo da Escola. |
Oi!! Chegou o tão esperado dia de conhecermos a Escola Estadual Onélia Campelo. Confesso que eu estava muito ansiosa para conhecer mais da professora Maria do Socorro, dos alunos do 8º ano A e 8º ano B, dos gestores e da própria escola. O grupo que eu participo tem 9 pessoas, nós chegamos às 6h45 e ficamos esperando a professora em uns bancos na entrada da Escola.
Às 7h00 a professora chegou, conversamos um pouco sobre os horários e ela foi nos apresentar para uma das turmas. Esta primeira turma se mostrou bem quieta e com vários alunos bastante tímidos, mas um deles foi nos apresentar o prédio. Ele conhece muito da história da Escola e cada parte dela. O aluno, irei chamá-lo de "I" -participante do Grêmio Escolar-, nos apresentou a quadra esportiva, onde começamos a conhecer algumas partes dessa história, que explicam muito da arquitetura e do desenvolvimento da Escola, depois disso ele nos levou até o auditório e nos mostrou instrumentos utilizados na banda e nas apresentações da escola. I nos apresentou ao Coordenador e também professor de Filosofia e Sociologia, Leonardo, que contou toda a história contada pelo aluno, fazendo com que ela fosse fixada para nós.
![]() |
Trabalho feito a partir de colagens, exposto no pátio interno da Escola. |
![]() | |
|
I e Leonardo nos falaram também sobre os projetos e eventos que a escola promove aos seus, cerca de, 1600 alunos; há um sarau todo semestre, aulas inovadoras com o uso de internet, laboratório de informática (disponível para o Ensino Médio), campeonatos de esporte e aulas de música durante um turno. Para eles essa fuga do tradicional ajuda a estimular os alunos na busca por conhecimento.
Após a conversa com o coordenador e I, fomos conhecer a segunda turma, esta já se mostrou mais aberta e animada- consideramos que a idade de muitos um pouco avançada ajuda nessas reações. Depois de apresentados para as duas turmas nosso grupo foi conhecer a Biblioteca que é, por sinal, muito bem equipada para assistência dos alunos.
![]() |
Parte da Biblioteca da Escola. |
Conversamos com a professora por um bom tempo na biblioteca; nossas expectativas com as turmas são as melhores, já ficamos muito esperançosos com cada aluno que nos foi apresentado, temos muito para aprender com eles, para além dos pré-conceitos que nos foram passados eles parecem incríveis em suas particularidades e se mostraram muito a aprender conosco e nos ensinar. A escola tem suas limitações, como todo órgão municipal/estadual/nacional, mas alguns de seus gestores, seus professores e seus alunos parecem dá o máximo de si para superá-las e isso já é um grande passo para o avanço e para aumentar nosso apreço por esse trabalho incrível que é a docência. Com o tempo desenvolverei sobre essas limitações, se parecer tão necessário como pareceu à primeira vista, esperemos.
É um prazer saber que você leu até aqui. Obrigada, até mais!
"Eu não quero que quando falem do Onélia, digam que tem
maloqueiro, porque até tem 'maloqueiro', mas é maloqueiro
estudioso. Não falta esforço."
-aluno "I"
Comentários
Postar um comentário