Reunião (12/09/2018)

Esta reunião foi dividida em dois momentos:
  • No primeiro momento, Andréa e Luis Fernando tiraram as dúvidas dos grupos sobre a frequência na próxima semana ( XI Semana de Letras ) e presença nas aulas da Escola. Parte do grupo que eu participo, quatro deles, que ficaram com uma das turmas, perguntaram sobre a possibilidade de apresentar algum material na aula, enquanto a professora Socorro participaria de uma reunião com outra turma, acerca do Projeto que está acontecendo na escola.
Após esclarecidas todas as dúvidas...

  • No segundo momento, Andréa nos apresentou um slide que tratava de temas ligados ao letramento social. O texto era para nos esclarecer a importância do momento exploratório do PIBID, as principais ideias tratavam sobre: 1) (re)conhecer concepções teóricas de letramento que sustentam as práticas do trabalho com leitura e escrita; 2) entender o sentido dessas práticas numa perspectiva sócio-histórica; 3) buscar aproximação de uma "nova" concepção de letramento.
Ao decorrer deste momento Andréa falou sobre o "letramento social", e as muitas vezes que o ego nos faz achar que somos mais capacitados que os outros, ao ponto de ensiná-los sobre algo que parte do lugar de fala deles - o qual nem conhecemos a fundo. Neste momento Luís Fernando deu o exemplo do Padre Anchieta, na catequização, com a criação da Gramática Tupi, a invenção de um texto com normas para uma língua, criado por um homem que nem conhecia a língua e a partir disso chegamos a reflexão de que a interação deve se dá na prática da aproximação da ideologia do outro e não da tomada do lugar de fala dele.
  • Andréa, ao citar que tudo é político, comentou sobre o tanto de política que há por trás do discurso de que os jovens devem procurar as escolas e aprender para o vestibular, quando na verdade nem todos têm tais privilégios, e sobre como e em quem a culpa de não conseguir a aprovação cai. 


As afirmações atiçam nossas reflexões e nossa curiosidade, partindo do ponto de que para alguns parece um sacrilégio perder alguns privilégios ou dividi-los a reflexão sobre oportunidades começa a fazer bem menos sentido e ficar infinda. Enfim, até a próxima reunião deixarei essas afirmações ecoarem, para reflexão. 

Até lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dados Etnográficos (27/09/2018)

Reunião (31/10/2018)