Reunião (26/09/2018)
Mais uma reunião do nosso projeto e essa já começou em tom de alerta. Nos primeiros instantes, Luis Fernando e Andrea , relembraram a importância da assiduidade nas reuniões, tendo em vista que além de contar no cumprimento de nossas horas, servem para nos dá base teórica do nosso projeto. Fernando, repetiu também, durante vários momentos, a importância da pontualidade nas reuniões, visto que quem chega atrasado, perde os comentários iniciais, perde uma "fatia do bolo".
Após ficar um pouco mais calmo (aparentemente ele estava um pouco alterado com os fatos de atraso e falta que vêm se repetindo), nos apresentou o material que usaremos como base para a Pesquisa Etnográfica que faremos na escola (você irá ler sobre isso em postagens futuras).
Fernando e Andrea, em suas falas, pontuaram três itens que me pareceram muito importante.
- Ouvir é diferente de escutar.
- Devemos mudar junto com as escolas e com as mudanças.
- Cada aluno dá um valor diferente para cada coisa.
Refletindo sobre essas três fala, eu pensei sobre o quanto é necessário o sentimento de empatia, na profissão de educador. Colocar os alunos como fantoches prontos para seguir o que dizemos, é um passo em falso, ordenar o que os outros têm que fazer não nos torna mais poderosos que eles, apenas com maior espírito autoritário e continuar o mesmo após o contato com pessoas tão incríveis e tão diversas é tão impossível, visto que as mudanças deles também são refletidas em nós.
Bem, a reunião foi construtiva desde a fala dos orientadores até os incríveis comentários de alguns colegas do grupo. Estamos construindo muito juntos, ainda bem.
Obs.: A Pesquisa Etnográfica irá começar, breve irei postá-la por aqui. Aguardem...
Comentários
Postar um comentário