Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2018

Ida à Escola (25/10/2018)

Nesta quinta-feira, fomos, mais uma vez, observar as aulas na Escola Onélia Campelo. Todavia só houveram as duas primeiras aulas, em toda a Escola, porque no segundo momento aconteceriam atividades dos Jogos Internos. Assim, eu e o meu grupo não observamos nenhuma aula, mas fomos à quadra onde acontecerem os jogos. Os alunos estavam muito eufóricos antes e durante os jogos, mas nada que choque, visto que são vários jovens fazendo algo que só fazem em menor parte do tempo. Eles pareciam animados demais.

Reunião (24/10/2018)

Não tivemos reunião nesta quarta, porque houve reunião do Colegiado ProfLetras, onde Andréa e Luiz Fernando precisaram comparecer.

Ida à Escola (23/10/2018)

Justificativa : Não fomos à Escola hoje, porque a Professora usou a folga do TRE para este dia.

Ida à Escola (18/10/2018)

Hoje, a professora nos convidou para assistir um filme juntamente com os alunos, que será utilizado em um trabalho que ela solicitará em algumas semanas. Já ficamos animados por ver que ela segue formas multimodais de letramento. O filme era O Auto da Compadecida e os alunos pareciam mais animados que nos outros dias, ainda que estivessem dispersos no começo do filme e usando o celular, até a professora reclamar novamente depois ficaram grudados na tela, principalmente para rir das falas confusas de João Grilo e Chicó, sobretudo na cena em que Chicó conversa com João e diz : -Fui logo dizendo "I love you" e ela se derreteu todinha. -I love you? -É, quer dizer "morena" em francês. Os alunos riram demais nesta cena, porque o conhecimento deles sobre inglês faz com que saibam que "I love you" não quer dizer "morena" nem aqui nem na França. Antes do filme acabar o 8º Ano B saiu, porque tinham aula de outra disciplina. Nós continuamos...

Reunião (17/10/2018)

Nesta quarta-feira não tivemos reunião porque os orientadores Andréa e Luís Fernando precisaram comparecer à reunião do Colegiado do PROFLETRAS , que aconteceu no mesmo horário.

Ida à Escola (16/10/2018)

Hoje, a professora continuou o assunto Aposto e Vocativo. Nos primeiros 15min, como em todas as primeiras aulas, os alunos estavam conversando muito, mal se ouvia a voz da professora, mas percebi que em um momento ela advertiu sobre o uso dos celulares em sala e disse que iria levá-los para a coordenação, caso se repetisse. Após uma longa conversa sobre isso, a professora sugeriu que os alunos fizessem a leitura compartilhada de um texto sobre o que seria o lugar ideal, mas no momento da leitura poucos alunos acompanhavam. Depois, na correção da atividade, quando apareciam respostas diferentes das que estavam no livro da professora, ela as levava em conta e caso estivessem erradas, corrigia de forma muito sutil, ainda depois de perceber que alguns dos alunos estavam num universo paralelo. Já próximo ao final da aula, Socorro passou outro exercício para que respondessem em casa e relembrou que as provas terão início dia 29/10. Nos despedimos dos alunos e da professor...

Dados Etnográficos (27/09/2018)

Imagem
  PIBID Escola Estadual Onélia Campelo Série: 8º ano Turmas: A e B Professora: Maria do Socorro Observação por: Emmilly Andreyna da Silva Data: 27/09/2018; 09/20/2018 e 11/10/2018 Horário de início: 07h00 Horário de término: 11h00 Quantidades de alunos: Turma A: 39 alunos; Turma B: 44 alunos Pesquisa Etnográfica realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dummont, em Maceió – AL, na Rua Santa Terezinha, s/nº. INFRAESTRUTURA Pátio externo onde os alunos geralmente ficam na hora do intervalo. Parte Externa da Escola A Escola tem 15 salas de aula,  1 pátio grande, 1 biblioteca (com livros dos gêneros infanto-juvenil, poesia, bíblicos infantis, crônicas e didáticos),  1 auditório, 1 laboratório de informática e robótica (sendo este segundo utilizado apenas por turmas do Ensino Médio), 1 laboratório de ciências, 1 laboratório de matemática, 1 laboratório de multimídias para alunos especiais, 1 bloco administrativ...

Ida à Escola (11/10/2018)

Nesta aula conversamos com a professora para usarmos o momento de aula para fazer a parte que faltava do nosso registro etnográfico, e após ela concordar visitamos os laboratórios de Informática e Ciências e a Biblioteca. Decidimos usar o segundo momento para conversar com o coordenador Leonardo sobre algumas dúvidas que nos surgiram sobre o Plano Pedagógico da Escola e a relação entre os professores e dos professores com os alunos. Tudo isso está documentado no marcador Registro Etnográfico, e você pode ter acesso neste Blog.

Reunião (10/10/2018)

Essa reunião foi uma das mais construtivas até então. Em sua primeira fala, Andrea pediu para que fizéssemos comentários sobre nossa participação no Conselho de Classe que aconteceu semana passada lá na Escola e a partir dos comentários, pudemos conhecer a realidade enfrentada pelos outros grupos e como cada um lida com elas. E ouvimos cada informação boa, se você está lendo, mas não estava lá, você não faz ideia. Depois ela comentou a reunião que houve na Escola, com os nossos supervisores, as dúvidas deles, e que havia reafirmado para eles e o faria conosco novamente, sobre não podermos ministrar aulas na ausência dos professores. Após todas essas falas, Luís Fernando explicou que o nosso registro etnográfico servirá para montar o plano de estudo que usaremos no próximo ano lá na escola e nos indicou a leitura de Vigiar e Punir, de Focault. Conversamos tanto que nem percebemos a hora passar, super rápido chegou o fim da reunião. 

Ida à Escola (09/10/2018)

Nesta aula fomos observar mais um dia de trabalho da professora Socorro. Eu cheguei atrasada, mas minhas colegas me informaram que o assunto da aula era Aposto e Vocativo, que a atividade que eles estavam respondendo tinha sido passada pela professora, e o que mais animou os alunos: valeria nota. Após dá um tempo para eles responderem ela corrigiu individualmente o caderno dos alunos. O sinal tocou. Em sala, às vezes o tempo passa voando.

Ida à Escola (04/10/2018)

Nessa quinta-feira não houve aula para nenhuma turma da Onélia Campelo, foi dia de Conselho de Classe. Eu e uma das minhas colegas de grupo fomos assistir a reunião de uma das turmas: 6º ano "C". Os problemas expostos numa reunião dessa, são os mais variados e doídos. Ao receber reclamação sobre um dos alunos, um funcionário da Escola pediu que seus colegas tentassem entender e ajudar o garoto, que teve o pai preso, a mãe casou-se novamente e agora ele precisa lidar com um novo "pai" e um novo irmão que precisa de muita atenção. Sobre esses e outros alunos há muita preocupação pela quantidade de faltas e o risco de reprovação. É comovente e preocupante. Os funcionários da Escola, reclamam a ausência dos pais nas reuniões e plantões voltados para eles, assim como reconhecem a irresponsabilidades de seus colegas professores que não estavam lá no Conselho. Senti falta de um profissional da área de psicologia assim que entrei na sala, não sei se faltou (assim co...

Reunião (03/10/2018)

Nossa reunião desta quarta-feira foi cancelada, devido a uma paralisação dos servidores que houve em nossa Faculdade. Nossos orientadores, Andréa e Fernando, temiam que ficássemos sem os materiais necessários à reunião, sem sala, ou sem segurança, daí nos enviaram um e-mail para confirmar o cancelamento. Mas a próxima reunião está de pé, nos encontramos por lá! Abraços!

Ida à Escola (02/10/2018)

Nesta quinta-feira como em todas as outras, fui observar mais uma aula. Cheguei com 10 minutos de atraso, porque o ônibus que pego atrasou, mas quando cheguei a professora Socorro não estava na sala, o que me deu tempo de pegar informações com as minhas colegas sobre a aula que aconteceria. Quando a professora chegou, deu início à aula, ela falava de Adjunto Adnominal e mais uma vez os exemplos eram os mais claros, e próximos da realidade dos alunos, possíveis. No começo da aula os alunos, principalmente os que sentam no fundo da sala, ficaram dispersos enquanto discutiam sobre a falta de investimento do Estado, na escola deles. Poucos anotavam as informações que estavam no quadro, principalmente após a chegada de uma das funcionárias da escola (não sei se diretora ou professora), que fez surgir o assunto de um dos alunos, ele reclamava e após ouvir suas reclamações a mulher deu um "sermão" em seus colegas. Eu, projeto de jornalista que sou, perguntei, para um dos alu...

Ida à Escola (27/09/2018)

Nesta aula a professora faltou, e como a turma estava livre decidimos dá início à Pesquisa Etnográfica, em sala. Obs.:  A Pesquisa poderá ser acessada até o dia 15/10/2018, pelo marcador Pesquisa Etnográfica. Até lá!